Tocando 22Asa Branca22 com Buzzer Passivo e Arduino Saravati

Guia de Montagem: Tocando “Asa Branca” com Buzzer Passivo e Arduino

Descubra como fazer música com seu Arduino utilizando um buzzer passivo. Neste guia, vamos montar um circuito simples para tocar a melodia da icônica música “Asa Branca”. É um projeto perfeito para quem está começando a explorar o mundo da eletrônica e quer experimentar com saídas de som.

Materiais Necessários

Para este projeto, você precisará de:

ItemDescriçãoQuantidade
arduino uno saravati SaravatiPlaca Arduino Uno R3 ATmega328P DIP ATmega16U21
d2a9b5d479 SaravatiResistor 220R 5% (1/4W)1
7d1f26a500 1 SaravatiBuzzer Passivo 5V1
Tabela com itens necessários para o projeto Arduino

Diagrama do Projeto

Buzzer passivo Saravati

Montagem do Circuito

Ao montar o circuito para tocar “Asa Branca” com um buzzer passivo, cada componente tem um papel específico:

  1. Arduino Uno: Serve como o cérebro do nosso projeto. É onde carregamos o código e ele controla a sequência e a frequência dos sons emitidos pelo buzzer.
  2. Buzzer Passivo: É o dispositivo que emite o som. Ao receber um sinal elétrico do Arduino, ele produz o som correspondente à frequência especificada no código.
  3. Resistor de 220Ω: Limita a corrente para o buzzer, protegendo o buzzer e o Arduino de danos por excesso de corrente.
  • Primeiro, conecte um lado do resistor ao pino 2 do Arduino, que será utilizado para enviar os sinais tonais ao buzzer.
  • O lado oposto do resistor é conectado ao terminal positivo do buzzer, que é responsável por receber o sinal.
  • Por fim, conecte o terminal negativo do buzzer ao GND no Arduino para completar o circuito e criar um caminho para a corrente elétrica.

Ao aplicar o código, o Arduino processa as frequências definidas para cada nota musical e as envia ao buzzer, que as converte em ondas sonoras, criando a melodia.

Explicação do Código Arduino

O código para este projeto é estruturado para sequenciar as notas da música “Asa Branca”. Cada nota é definida por sua frequência em Hertz e tocada por um período de tempo antes de passar para a próxima.

/*
Utilização de buzer passivo para tocar Asa Branca
Código escrito por Enzo Orlandi Gomes
*/
#define pinBuzzer 2
//definição das notas e frequências em Hz
#define Do 262 
#define Re 294 
#define Mi 330
#define Fa 349
#define Sol 392
#define La 440
#define Si 494
#define DO 528

const int tempo = 200;
void setup() {
  pinMode(pinBuzzer, OUTPUT);
}

void loop() {
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Si);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Sol);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, La);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Fa);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Sol);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Mi);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Fa);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Re);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Mi);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Do);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Re);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Do);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, La);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Do);
  delay(tempo);
  tone(pinBuzzer, Do);
  delay(tempo);
}

Testando o Projeto

Uma vez que o código seja carregado no Arduino e o circuito montado, ao alimentar o Arduino, você ouvirá a melodia de “Asa Branca” sendo tocada através do buzzer.

Aplicações Práticas

O circuito que criamos oferece várias aplicações no mundo real, todas tirando vantagem da capacidade do buzzer de emitir diferentes tonalidades baseadas em frequências variadas:

  1. Dispositivos de Alerta:
    • Em sistemas de segurança domésticos, o buzzer pode atuar como um alarme sonoro quando acionado por sensores de movimento ou outros tipos de detectores.
  2. Instrumentos Educacionais:
    • O projeto pode ser utilizado como uma ferramenta educacional para ensinar crianças sobre música, programação e eletrônica básica.
  3. Feedback Tátil em Interfaces:
    • Pode ser incorporado em interfaces de usuário que requerem feedback sonoro, como em eletrodomésticos ou painéis de controle interativos.

Essas aplicações mostram como um simples projeto pode ser adaptado para resolver problemas do cotidiano ou ser utilizado como uma poderosa ferramenta de aprendizado.

Conclusão

A criação deste circuito musical é uma maneira excelente de entender a eletrônica básica e a programação do Arduino, enquanto se diverte com a música. Com criatividade, as possibilidades são infinitas.